Uma pergunta comum entre os estudantes calouros do curso de Agronomia e também dos mais antigos é: “Qual o significado do símbolo da agronomia?”
O primeiro símbolo da profissão do Engenheiro Agrônomo surgiu em 1946 por ocasião da regulamentação da profissão e era uma engrenagem – simbolizando a engenharia – com um arado dentro – simbolizando a agricultura. Em 1963 ele foi reformulado, ganhando mais detalhes e escrito “Engenheiro Agrônomo” ao longo da engrenagem.
O símbolo que persiste até hoje e ganhou alcance nacional surgiu em 1969, no VI CBA – Congresso Brasileiro de Agronomia realizado pela FAEAB (Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil)
Os “A” do símbolo representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à FAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria. Simboliza nossa luta e toda a história de todos os estudantes de agronomia organizados ao longo de mais de 50 anos.
- Uma pequena observação entre professores e estudantes:
Ao invés de “deitado”, com duas de suas pontas tocando uma linha horizontal imaginária, ele tem a orientação vertical, ficando com apenas uma extremidade embaixo e outra apontando pra cima. Esse é o símbolo do Movimento Estudantil da Agronomia e sua posição é essa para dar ideia de movimento e renovação constantes. Já o simbolo utilizado pelos professores dá a impressão de estar estático, parado. Está presente na bandeira da FEAB fazem questão de usar a versão original do símbolo O símbolo invertido lembra também a nossa maneira crítica de observar e construir os vários “A” que estão representados, sob a perspectiva de transformação da sociedade como um todo.
Fonte: feab.wordpress.com/2010/03/09/historia-e-significado-do-simbolo-da-agronomia-e-do-simbolo-da-feab
Nenhum comentário:
Postar um comentário